O que é uma reacção química de precipitação?
Uma reacção química de precipitação é uma reacção química em que ocorre a formação de sais pouco solúveis (precipitados) a partir da mistura de sais solúveis (soluções aquosas de sais).

Exemplos de reacções químicas de precipitação que ocorrem na natureza:
A formação de estalactites e estalagmites nas grutas calcárias e a formação de conchas e de corais.

Precipitação do iodeto de chumbo
Prepara-se uma solução aquosa de nitrato de chumbo, misturando nitrato de chumbo (sólido branco) com água destilada. Forma-se um líquido incolor (transparente). Se utilizarmos água da torneira, forma-se um líquido branco, devido à presença de nitrato de cálcio (sólido branco), resultante da reacção de precipitação entre o nitrato e o cálcio que existe na água da torneira.
Prepara-se uma solução aquosa de iodeto de potássio, misturando iodeto de potássio (sólido branco) com água destilada. Forma-se um líquido incolor (transparente).
Quando se misturam as soluções aquosas de iodeto de potássio e de nitrato de chumbo, ocorre uma reacção química de precipitação, em que se forma iodeto de chumbo (sólido amarelo) e nitrato de potássio (solução aquosa incolor).
O iodeto de chumbo pode ser separado do nitrato de potássio através de uma filtração. O sólido fica retido no papel de filtro e o líquido passa para o copo de vidro.
Equação química de palavras:
nitrato de chumbo + iodeto de potássio —> iodeto de chumbo + nitrato de potássio

O que é a solubilidade de um sal na água?
A solubilidade de um sal na água é a quantidade máxima de sólido que se dissolve em 100 g de água, a uma determinada temperatura. Quando se atinge este valor, a solução aquosa (mistura do sal com a água) fica saturada porque, se adicionar mais sal à água, o sal já não se dissolve.
A solubilidade varia com a temperatura: quando a temperatura aumenta, a solubilidade aumenta