“Somos parte da terra e do mesmo modo ela é parte de nós próprios. (…) Tudo está ligado. Tudo o que acontece à terra acontecerá aos filhos da terra.”
Chefe índio Seattle (1786-1866)


Antes da Revolução Industrial (séc. XVIII), a população da Terra era muito menor do que actualmente e eram poucos os recursos naturais que cada pessoa necessitava.

O desenvolvimento científico e tecnológico, que ocorreu nos séculos XIX e XX, é o principal responsável pelos materiais e aparelhos que usamos, pelas actividades humanas e pela melhoria das condições de vida. No entanto, o seu impacte ambiental está a afectar todo o planeta.

A gestão sustentável dos recursos é importante porque:
  • Os recursos naturais são limitados - tudo o que existe na Natureza e que pode ser utilizado pelo homem (animais, plantas, ar, água, solo, fontes de energia, metais,…);
  • Existem cada vez mais pessoas na Terra (cerca de 7 mil milhões, enquanto que eram cerca de 1500 milhões no princípio do séc. XX), a consumirem e a poluírem os recursos naturais, principalmente devido à industrialização e à melhoria das condições de vida;
  • Se não protegermos os recursos naturais, estes não chegarão para todos, a qualidade de vida irá diminuir e surgirão conflitos entre os povos;
  • Permite o desenvolvimento sustentável – desenvolvimento económico, social e pessoal, de acordo com as necessidades das gerações actuais, sem prejudicar as gerações futuras.


Recursos Naturais

Recursos naturais em Portugal
Extracção, transformação e utilização dos recursos naturais
Recursos Minerais
Extracção dos metais a partir dos minérios
Combustíveis fósseis e soluções alternativas
Importância do petróleo
Importância da água
Tratamento da água para consumo humano
Uso eficiente da água
Custos, benefícios e riscos sociais e ambientais da actividade industrial

Protecção e Conservação da Natureza

Recolha e tratamento dos resíduos sólidos
Reciclagem dos resíduos
Tratamento das águas residuais
Preservação e redução do consumo dos recursos naturais
Impacto das actividades humanas na natureza
Legislação e documentos ambientais

Custos, Benefícios e Riscos das Inovações Científicas e Tecnológicas

Acidentes em centrais nucleares
Lançamento de resíduos industriais para a atmosfera, a água e o solo
Adição de chumbo à gasolina
Prós e contras das inovações científicas e tecnológicas
Como poderemos contribuir para a sustentabilidade da Terra?


PROJECTOS


1. Os Ciclos Natural e Urbano da Água

a) Descrever o ciclo natural da água e o ciclo urbano da água.
b) Analisar a Carta Europeia da Água e a Lei da Água, referindo a importância da água para o Homem e para os outros seres vivos, bem como a situação global da água em Portugal e na Europa.
c) Analisar o Decreto-Lei nº 236/98 e identificar a existência de diferentes tipos de águas, consoante a sua utilização para fins diversos, sujeitas a critérios de qualidade diferentes.
d) Indicar como é que evoluiu o conhecimento científico e tecnológico relacionado com este projecto, bem como as suas consequências para os indivíduos, a sociedade e o ambiente. (O CUA foi sempre assim?; Como surgiu a CEA e a DQA? Porquê?; O DL nº 236/98 foi o 1º e já foi alterado?)

http://aguasdivertidas.ccems. pt (incluindo a tese de mestrado)

2. O Uso Eficiente da Água: Como Poupar Água

a) Identificar várias medidas para o uso eficiente da água ao nível dos sistemas de abastecimento, do interior e exterior das habitações.
b) Indicar algumas maneiras de poupar água no dia-a-dia e referir quanta água se perde por dia com uma torneira mal fechada e noutras situações do dia-a-dia.
c) Descrever a campanha publicitária “Água. Usando bem, mais gente tem” e propor/implementar em casa e na escola acções conducentes à poupança de água.
d) Indicar como é que evoluiu o conhecimento científico e tecnológico relacionado com este projecto, bem como as suas consequências para os indivíduos, a sociedade e o ambiente. (O UEA foi sempre uma preocupação?; As medidas para poupar água foram sempre iguais?; Ainda existe algo a melhorar?)

http://aguasdivertidas.ccems. pt (incluindo a tese de mestrado)

3. A EPAL e a Estação de Tratamento de Água de Abastecimento (ETA) da Asseiceira

a) Identificar os sistemas de abastecimento do concelho e respectivos reservatórios que recebem água da EPAL (se possível, através do mapa do concelho).
b) Referir qual a quantidade de água que é comprada à EPAL, em cada sistema de abastecimento (apresentar os dados através de um gráfico).
c) Descrever o processo de tratamento da água na ETA da Asseiceira.
d) Indicar como é que evoluiu o conhecimento científico e tecnológico relacionado com este projecto, bem como as suas consequências para os indivíduos, a sociedade e o ambiente. (Quando começou o abastecimento da EPAL?; Como era antes?; Ainda existe algo a melhorar?)

http://aguasdivertidas.ccems. pt (incluindo a tese de mestrado)

4. O Controlo de Qualidade da Água de Abastecimento

a) Identificar e explicar as várias etapas do controlo de qualidade da água para consumo humano.
b) Comentar o resultado de uma análise de água e a informação relacionada que consta no Decreto-Lei nº 306/2007 (água para consumo humano) e no Decreto-Lei nº 236/98 (águas destinadas à produção de água para consumo humano); Identificar algumas propriedades e substâncias químicas que são analisadas na água para consumo humano.
c) Referir algumas características que a água pode apresentar quando sai da torneira e qual o seu significado (por e., cor branca, sabor a cloro, pH, dureza).
d) Indicar como é que evoluiu o conhecimento científico e tecnológico relacionado com este projecto, bem como as suas consequências para os indivíduos, a sociedade e o ambiente. (A qualidade da água foi sempre controlada do mesmo modo?; Como era antes de 2001?; Ainda existe algo a melhorar?)

http://aguasdivertidas.ccems. pt (incluindo a tese de mestrado)

5. As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Concelho de Torres Novas

a) Indicar quais são as ETAR do concelho e a sua localização (por ex., através de um mapa).
b) Descrever as plantas e as características das ETAR.
c) Descrever as etapas de tratamento das águas residuais.
d) Indicar como é que evoluiu o conhecimento científico e tecnológico relacionado com este projecto, bem como as suas consequências para os indivíduos, a sociedade e o ambiente. (As ETAR existem desde quando?; Como eram tratadas as águas residuais antigamente?; Ainda existe algo a melhorar?)

http://aguasdivertidas.ccems. pt (incluindo a tese de mestrado)

6. O Ciclo Urbano da Água em [nome da localidade]

a) Escolher uma zona de uma localidade (por ex., a tua casa) e descrever o ciclo urbano da água que passa por essa zona, desde a sua captação até à devolução ao meio ambiente, elaborando um esquema global do ciclo urbano da água.
b) Identificar as instalações/equipamentos e descrever os processos de tratamento da água de abastecimento e das águas residuais.
c) Referir a evolução, ao longo dos últimos anos, do consumo anual e do consumo médio diário de água por pessoa (capitação média) e tentar identificar as necessidades locais de água para uso industrial e/ou agrícola (apresentar os dados através de gráficos).
d) Indicar como é que evoluiu o conhecimento científico e tecnológico relacionado com este projecto, bem como as suas consequências para os indivíduos, a sociedade e o ambiente. (Este CUA existe desde quando?; Como era antigamente?; Ainda existe algo a melhorar?)

http://aguasdivertidas.ccems. pt (incluindo a tese de mestrado)

7. O Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Concelho de Torres Novas

a) Indicar o tipo e a quantidade de resíduos produzidos.
b) Descrever como se processa a recolha, o transporte e o tratamento dos resíduos indiferenciados, depositados no aterro sanitário;
c)Descrever como se processa a recolha, o transporte e o tratamento dos resíduos diferenciados, depositados nos ecopontos e no ecocentro.
d)Indicar como é que evoluiu o conhecimento científico e tecnológico relacionado com este projecto, bem como as suas consequências para os indivíduos, a sociedade e o ambiente.
(Este tipo de tratamento de RSU existe desde quando?; Como era antigamente?; Ainda existe algo a melhorar?)

Ecocentro: http://cientistacurioso. blogspot.com/2007/05/ ecocentro.html
RESITEJO: http://www.resitejo.pt


8. As indústrias/empresas da nossa região

a) Produtos/Serviços – O que produzem/vendem, para que serve e clientes;
b) Matéria prima – Origem, propriedades/qualidade, disponibilidade, transporte e armazenamento;
c) Etapas de produção – Processos de transformação da matéria prima, quantidade de energia e de água consumida, e cuidados com o meio ambiente;
d) Resíduos produzidos - Tratamento e destino final dos resíduos (sólidos, líquidos e gasosos).

(Exemplos de indústrias: Companhia de Fiação e Tecidos, Renova, Caima, destilaria Zuzarte Reis...)

9. As Minas em Portugal