Para se poder explicar as reacções químicas, é necessário conhecer qual é a constituição e a estrutura da matéria.

Teoria Cinético-Corpuscular da Matéria
A matéria é constituída por partículas muito pequenas (corpúsculos), em constante movimento, com uma determinada energia cinética (energia do movimento).

Os corpúsculos não são visíveis a olho nu, nem com um microscópio (apenas se pode detectar a sua presença, com microscópios electrónicos especiais).

Os corpúsculos que constituem a matéria são:
  • átomos;
  • moléculas;
  • iões.

Os corpúsculos organizam-se de uma determinada maneira em cada substância, originando a estrutura da matéria, que é responsável pelas suas propriedades físicas e químicas.

Uma das propriedades físicas mais importantes é o estado físico, que pode ser sólido, líquido ou gasoso:
  • Nos sólidos, os corpúsculos encontram-se muito próximos, quase que não se movimentam e não chocam entre si. As ligações químicas, que ligam os corpúsculos, existem em grande quantidade e são fortes.
  • Nos líquidos, os corpúsculos encontram-se um pouco afastados, com alguns movimentos e choques entre si. As ligações químicas, que ligam os corpúsculos, existem em menor quantidade e são mais fracas do que nos sólidos.
  • Nos gases, os corpúsculos encontram-se muito afastados, com muitos movimentos e choques entre si. As ligações químicas que ligam os corpúsculos existem em pequena quantidade e são muito fracas.

Assim, segundo a Teoria Cinético-Corpuscular, a organização (posição) e o movimento dos corpúsculos, explicam as propriedades dos sólidos, líquidos e gases.

As substâncias podem ser constituídas por átomos ou iões iguais (substâncias elementares), e por átomos ou iões diferentes (substâncias compostas).

Os átomos são corpúsculos constituídos por protões, neutrões e electrões.
As moléculas são corpúsculos constituídos por átomos ligados entre si.
Os iões são átomos que receberam ou perderam electrões, ficando com carga eléctrica negativa ou positiva, respectivamente.







Os átomos e os iões representam-se por símbolos químicos, que podem ser consultados numa Tabela Periódica.
Nos iões, os símbolos químicos possuem um sinal positivo (+) ou negativo (-).
As moléculas representam-se por fórmulas químicas (conjunto de símbolos químicos).

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

relacionar volume, pressão e temperatura de amostras de gases
explicar as reacções químicas em termos de rearranjo de átomos, com referência à ruptura de ligações químicas e formação de novas ligações
representar, com exemplos simples, as reacções químicas por equações químicas